






A jornalista Fátima Bernardes, que recentemente expôs uma situação de saúde na família, publicou um vídeo em suas redes sociais para falar sobre os desafios da maternidade. Ela é mãe de três filhos - Laura, Beatriz e Vinícius - do antigo casamento com o jornalista William Bonner, com quem tem uma boa relação.
Durante o vídeo publicado em seu Instagram, a comunicadora refletiu a respeito da pressão que a sociedade exerce para que as mulheres sejam mães.
No início de seu relato, Fátima explica que, depois que foi mãe, compreendeu que nem todo mundo tem essa vocação:
"Depois que eu tive filho, eu tive certeza que nem todo mundo nasceu para ser mãe. E não é porque quem é mãe é melhor, não. Muito pelo contrário. Quem decide não ser, tem um desprendimento tão grande, uma clareza tão grande de quem é, e do que não está disposto para a sua própria vida…", citou a jornalista, que deixou a Globo em 2024.
Em seguida, a apresentadora comentou a respeito de como essa sua experiência pessoal de tornar-se mãe mudou a sua perspectiva: "Acho isso muito incrível como a maternidade me fez mudar esse pensamento. Porque eu achava que era uma coisa natural: 'você nasce, cresce, casa e depois tem filho'. E não é assim, não precisa ser assim", apontou.
Ainda no vídeo, Fátima, que marcou presença na 55ª edição do Troféu Imprensa, destacou que ter essa visão a respeito da maternidade foi algo de grande impacto:
"Foi muito forte perceber isso, que foi depois que eu tive filho. Que eu tive a certeza que queria ter, que era muito importante para mim. Mas que não é fundamental para a mulher ser mãe. Ela pode ser muito feliz sem ser mãe", opina.
Nos comentários do post, várias mulheres e artistas concordaram com Fátima, inclusive Natasha Dantas, atual esposa de William Bonner: "Todas as decisões são válidas, e em nenhuma delas falta amor", citou.