






O conclave que irá eleger o sucessor de Francisco começa nesta quarta-feira (7) na Capela Sistina, no Vaticano. Primeiro papa sul-americano e jesuíta, o argentino morreu aos 88 anos no último dia 21, por complicações cardíacas, sendo sepultado seis dias mais tarde. A reunião vai reunir 135 cardeais que poderão ser votados por terem menos de 80 anos e alguns nomes já despontam como favoritos.
O aguardando momento, onde o protodiácono do Colégio dos Cardeais da loggia da Basílica de São Pedro revela "Habemus Papam!", o nome de batismo do eleito, e como será chamado dali por diante, pode demorar alguns dias, de acordo com especialistas. Como os 133 cardeais pouco sabem um do outro, a demora é uma possibilidade concreta.
Desses, sete são brasileiros e como a eleição vem com dois terços dos votantes, o cardeal precisará receber no mínimo 88 votos para ser eleito. Mas que horas deve ser anunciado o fim do conclave? O Purepeople te conta!
+ por que a comida do conclave é dita como igual a de hospital?
O conclave começa com uma missa na Basílica de São Pedro às 5h da manhã horário de Brasília (10h no Vaticano). A votação em si deve começar apenas às 11h30 (na hora local, 16h30) com o primeiro escrutínio. Já às 14h (no Vaticano, 19h) a chaminé instalada no teto da Capela Sistina vai soltar fumaça preta (quando não há Papa escolhido) ou branca (quando o sucessor for eleito).
O resultado é fruto da queima dos votos aliada a compostos químicos. É importante ressaltar que apenas no primeiro dia de conclave são feitas duas votações. Nos demais dias, serão quatro - duas pela manhã e duas à tarde -, contudo a chaminé irá soltar fumaça preta após a segunda votação do turno. E os horários serão 7h e 17h30 (no Vaticano, respectivamente 12h e 19h30).
Caso o Papa seja eleito na primeira votação da manhã ou da tarde, a fumaça branca pode ser emitida antes dos horários previstos. Será preciso, porém, esperar entre 45 minutos e uma hora para conhecer o sucessor de Pedro, que irá saudar os fiéis da sacada.