






Neste sábado (17), Mônica Martelli completa 57 anos de vida e de uma trajetória pessoal e profissional marcada por superações que nem todo mundo conhece. Atriz, roteirista e um dos nomes mais queridos da comédia brasileira, ela transformou dor em arte ao escrever o monólogo "Os Homens São de Marte... E É Pra Lá que Eu Vou", um sucesso que ficou nove anos em cartaz, ganhou filme e até série no GNT.
Mas o que pouca gente sabe é que o texto nasceu de um momento extremamente delicado da vida da artista: a perda de três gestações.
Em entrevista ao canal de Gabriela Pugliesi no YouTube, em 2018, Mônica Martelli abriu o coração sobre a dificuldade de engravidar e as perdas que sofreu até conseguir realizar o sonho de ser mãe. "Não foi fácil. Perdi três, aborto espontâneo, má formação... Depois que perdi a terceira, foi aí que escrevi a peça", contou, referindo-se ao texto que mudaria os rumos de sua carreira. “Minha mãe falava que lá na frente eu ia entender isso”, completou.
Na época, ela tinha 34 anos, era casada com o produtor cultural Jerry Marques — pai de sua filha — e vivia uma fase intensa de paixão. “Tinha um desejo, eu estava com vontade, estava com um cara que estava apaixonada, a gente em uma fase excelente. Mas aí perdi, aí escrevi a peça e depois fui entender. Eu tinha que viver o sucesso da peça”, disse.
Depois das perdas, o desejo de ser mãe permaneceu e se concretizou quando Mônica menos esperava. “Aos 40 eu não estava conseguindo engravidar. Fui ao médico falando em fazer tratamento. Avisei que ia para Nova York e que a gente ia fazer isso quando voltasse. Eu voltei grávida”, revelou. Foi assim que nasceu Julia, hoje adolescente.
O monólogo criado em meio à dor virou um fenômeno. "Os Homens São de Marte... E É Pra Lá que Eu Vou" ganhou uma adaptação para o cinema em 2014, dirigida por Marcus Baldini e protagonizada por Mônica, Paulo Gustavo e Daniele Valente. A comédia romântica conquistou o público nas bilheterias e deu origem a uma série no canal GNT, que chegou à terceira temporada em 2017.
Em 2018, a história de Fernanda, a jornalista organizadora de casamentos em busca do par ideal, voltou às telonas com a continuação "Minha Vida em Marte".
Hoje, Mônica Martelli vive uma nova fase. Apesar de já ter declarado estar feliz solteira em entrevistas anteriores, a atriz está em um relacionamento discreto desde 2019 com o empresário Fernando Alterio. Em fevereiro de 2025, ela publicou uma rara homenagem comemorando os seis anos de união. Ele tem 71 anos.