






O Rio de Janeiro ferveu no último sábado (3) com a chegada triunfal de Lady Gaga à Praia de Copacabana. Com um show gratuito que atraiu 2,1 milhões de fãs, a diva americana protagonizou mais um daqueles momentos históricos que fazem a cidade tremer! Mas, quando o assunto é audiência na televisão, será que ela conseguiu superar Madonna, que se apresentou no mesmo cenário em maio de 2024? Vejamos, meus amores!
De acordo com dados da Kantar Ibope Media obtidos pelo site Notícias da TV, o especial "Todo Mundo no Rio", que exibiu o show de Gaga na TV Globo, marcou 14,2 pontos de audiência na Grande São Paulo. Nada mal para uma transmissão em pleno sábado à noite!
Porém, Madonna, a eterna rainha do pop, deixou sua coroa bem firme na cabeça. Em maio de 2024, seu show em Copacabana, parte da turnê comemorativa "The Celebration Tour", levou a Globo a 17,0 pontos, mesmo com mais de uma hora de atraso e um horário que varou a madrugada. Ou seja: na TV, Madonna levou a melhor. Mas calma, little monsters, a batalha está longe de ser desonrosa...
Em número de público presente, Gaga deu um show à parte: 2,1 milhões de pessoas lotaram as areias da Zona Sul carioca. Madonna, em sua apresentação no ano anterior, atraiu 1,6 milhão... um feito impressionante, mas que ficou para trás na disputa de pernas e passos ensaiados.
Ainda assim, ambas estão longe do recorde absoluto de Rod Stewart, que reuniu aproximadamente 4,2 milhões de pessoas no réveillon de 1994, e garantiu uma vaguinha no Guinness Book como o maior show gratuito da história até então. É muita gente, meu povo!
O impacto no ibope geral do dia também foi evidente. No sábado de Lady Gaga, a Globo registrou média de 9,3 pontos nas 24h, com destaque para novelas como "Dona de Mim" (18,8) e "Vale Tudo" (19,4). O show da cantora ficou abaixo desses hits e até do telejornal SP2 (17,7). Já o Supercine, que exibiu "Casa Gucci", estrelado pela própria Gaga, marcou modestos 5,8 pontos.
Nada mal, considerando que cada ponto representa 199.313 pessoas na Grande São Paulo em 2025, segundo estimativas do IBGE. Ou seja, só com o show, Gaga levou quase 2,8 milhões de telespectadores para frente da telinha. Respeita a Mother Monster, bebês!
Se depender da emoção do público presente, Lady Gaga é a nova imperatriz das multidões. Se for pelo comando do controle remoto, Madonna ainda é a dona da audiência. Mas sejamos sinceros: quando se trata dessas duas lendas vivas da música pop, quem ganha é o Brasil inteiro, não é mesmo!? Que venha a terceira diva...