






A apuração do Carnaval 2025 do Grupo Especial de São Paulo acontece nesta terça-feira (4) a partir das 16h no Sambódromo do Anhembi. Em duas noites de desfiles (sexta, 28, e sábado, 1º), passaram 14 agremiações, julgadas em nove quesitos. Um dos destaques foi Ana Akiva, ex-pastora e que desfilou como musa da Colorado do Brás.
Dragões da Real, Mancha Verde - de Viviane Araújo -, Rosas de Ouro, Acadêmicos do Tucuruvi, Gaviões da Fiel - da rainha de bateria Sabrina Sato - e Vai-Vai são as favoritas ao título. A Globo exibe ao vivo a apuração do carnaval de São Paulo às 16h, apenas para São Paulo. O sinal estará disponível para todo país via g1.
As cinco primeiras colocadas se apresentam novamente no Desfile das Campeãs no sábado, dia 8. As duas últimas irão desfilar em 2026 no Grupo de Acesso I, onde a campeã e a vice-campeã subirão para a elite. Já o Grupo de Acesso II já tem suas vencedoras: Pérola Negra e Camisa 12, ambas com vaga na segunda divisão do ano que vem.
O primeiro item a ter suas notas lidas é enredo. Depois, bateria, samba-enredo, mestre-sala e porta-bandeira, comissão de frente e harmonia. Alegoria será o sétimo quesito, fantasia virá na sequência e, por fim, evolução, o item de desempate. Vale lembrar que as escolas podem ser penalizadas se não cumprirem o regulamento.
Cada jurado atribuiu notas de 8.0 a 10.0 valendo decimais. O time de julgadores foi dividido em cinco módulos (nove nos três primeiros, seis no quarto e três no quinto). A menor nota de cada escola em cada um dos nove quesitos será descartada.
Na TV aberta, só a Globo vai mostrar a apuração das notas, e apenas para São Paulo às 16h. Antes, a emissora resume os 14 desfiles em um compacto.
Embora tenha sido rebaixada mais de uma vez nos últimos anos, a Vai-Vai segue sendo a maior vencedora, com 15 títulos. Três a mais que a Mocidade Alegre, atual bicampeã e que desde 2001 soma oito vitórias. A Nenê de Vila Matilde tem 11 taças, a Camisa Verde e Branco, 9, e a Rosas de Ouro, 7.
A Gaviões soma 4, um a mais que a Império de Casa Verde. A Mancha Verde tem 2 campeonatos, assim como a Tatuapé. A Águia de Ouro venceu só uma vez.
A sexta-feira foi aberta pela Colorado do Brás, seguida da Barroca Zona Sul, Dragões da Real, Mancha Verde, Tatuapé, Rosas de Ouro e Camisa Verde e Branco. No sábado, a Águia de Ouro foi a primeira e depois vieram Império, Mocidade Alegre, Gaviões da Fiel, Tucuruvi, Estrela do Terceiro Milênio e Vai-Vai.