






'Doce Engano' é um verdadeiro sucesso no Globoplay. Transmitido pela Globo na 'Sessão da Tarde', o dorama conquistou o público com seu elenco altamente capacitado e uma história de vingança cheia de reviravoltas que culminaram em um último episódio repleto de acontecimentos marcantes, além de boas dúvidas.
Em 'Doce Engano', Ro-eum (Chun Woo-hee) é uma jovem gênio que acaba sendo presa injustamente sob acusação de ter assassinado os pais. Depois de passar 10 anos na cadeia, ela consegue sair de lá com a ajuda do advogado Han Moo-young (Kim Dong-wook), que é extremamente empático. Então, os dois se unem em uma jornada de vingança para encontrar os verdadeiros culpados pela tragédia.
Mas, se você já assistiu ao dorama, sabe exatamente do que se trata essa obra e está aqui para entender tudo o que rolou no último capítulo e, consequentemente, no final dessa história de vingança. Teve um final feliz? A justiça foi feita? Você descobre tudo isso agora!
[Atenção: este texto pode conter spoilers da série mencionada. Caso você não queira vê-los, aconselhamos que não continue a leitura].
O episódio final começa com Ro-eum decidida a expor Jae-in e os horrores da sociedade Jeokmok. Ela marca um encontro com ela, afirmando que deseja negociar a fortuna oculta em contas no exterior, mas, enquanto tenta ganhar tempo, Jeong Da-jeong já está sob custódia da polícia e revela informações cruciais sobre os crimes de Jae-in. Ela avisa aos promotores que a protagonista está usando um rastreador em seu dispositivo, esperando que isso a salve da ira da grande vilã.
Jae-in, no entanto, descobre o plano e perde o controle. Ela saca uma arma e parte para cima de Ro-eum, mas antes de atirar, Han Moo-young chega a tempo de impedi-la, atirando na megera. Mesmo com Jae-in no chão, Ro-eum impede o advogado de a matar com um golpe final. Desta forma, Jae sobrevive e é presa, mas o caso contra ela está longe de acabar.
Jae-in troca de advogados cinco vezes enquanto tenta evitar a condenação. Han Moo-young também enfrenta a justiça, admitindo seu envolvimento na fuga de Ro-eum e a posse da arma usada contra a vilã. Enquanto isso, o promotor do caso tenta interceder em seu favor, conseguindo uma pena de apenas suspensão para o advogado da protagonista.
Durante o julgamento, Ro-eum, Da-jeong e Nasa são sentenciados a penas curtas de prisão. A defesa de Moo-young é marcada por um discurso poderoso, no qual ele implora ao juiz que leve em consideração as infâncias destruídas pelas ações da sociedade Jeokmok. O juiz concede uma pena leve, mas Ro-eum surpreende ao afirmar que não busca misericórdia e que aceita as consequências de suas ações.
Desta forma, Jae-in é condenada à prisão perpétua por seus crimes e tenta apelar por outra sentença, o que não faz efeito algum. Enquanto está presa, ela recebe a visita de Moo-young, que avisa que Ro-eum nunca a procurará, e aproveita para deixar um recado, garantindo que não importa se ela morrer na cadeia - uma prova de que ele ainda guarda rancor dos seus crimes.
Após cumprir sua pena, Ro-eum é libertada e reencontra Moo-young. Ela tenta disfarçar seus sentimentos, mas em um momento sutil e quase imperceptível, Ro-eum envia 100 dólares para ele. Então, Moo-young aparece na casa dela e, ao ser questionado sobre a visita, responde que tem algo importante a dizer – deixando a entender que está prestes a confessar seu amor. A troca de olhares entre os dois fecha o episódio de forma aberta, deixando no ar a possibilidade de um romance finalmente sem conturbações.
Da-jeong e Nasa recebem indenizações milionárias pelos traumas causados pela sociedade Jeokmok e decidem recomeçar suas vidas. Ro-eum também recebe uma compensação pelo que sofreu nas mãos dos vilões e começa a aprender a dirigir, sinalizando um novo começo em sua vida conturbada. Já Han Moo-young tenta seguir em frente, mas a dor do passado ainda o assombra.
Em uma cena emocionante, Ro-eum visita o pai de Moo-young na prisão e diz para ele dormir em paz, indicando que ela finalmente conseguiu deixar o passado para trás. Então, os quatro amigos se mudam para um novo lar, mas ainda carregam as marcas do que passaram – e o dorama finalmente tem um final feliz.